sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

INDICO PARA LEITURA


(FLORES, Juan Javier.Introdução à teologia litúrgica. Paulinas)

Indico a leitura desta obra de teologia litúrgica a todos os estudantes e amantes da ciência litúrgica. Visto que, rasamente temos boas traduções brasileiras, esta é uma excelente tradução.
Sobre o autor: Juan Javier Flores nasceu em 1951, é monge da abadia beneditina de Silos, Espanha, licenciado em Filosofia e doutor em Teologia. Atualmente preside o Pontifício Instituto Litúrgico "Santo Anselmo", de Roma. Autor de livros científicos (como sua tese de doutorado sobre As horas diurnas do Liber Horarum de Silos), publicou também outras obras de orientação mais pastoral, como Uma liturgia para o terceiro milênio. Colabora habitualmente em diversas revistas litúrgicas (Ecclesia Orans, Pastoral Litúrgica etc.). É membro do conselho da revista Phase.
A obra é qualificada de "introdução"é um curso de liturgia que segue o itinerário feito ao longo do século XX na compreensão teológica da liturgia, desde o papa Pio X até nossos dias. Estuda-se a liturgia como lugar em que se vive e pratica a teologia, expressão da fé, na plena participação do mistério de Jesus, cuja manifestação histórica central é a fé pascal dos que, triunfando da morte, são chamados à vida eterna.
Em lugar de encarar a liturgia na problemática específica das celebrações litúrgicas e dos sacramentos, ou como fonte de dados para a elaboração teológica, procura-se seguir a tradição mais antiga da Igreja, em que a liturgia era a expressão da vida do Espírito, comunicada pela participação na ressurreição de Jesus, manifestação de sua vida além da morte, que nos é a todos comunicada no Espírito.Tal mudança de perspectiva foi resultado do movimento litúrgico.
Dom Odo Casel foi o primeiro que sentiu necessidade de reformular o discurso teológico em continuidade com a liturgia, dando origem ao que denominamos teologia litúrgica, formulada pela primeira vez por Salvatore Marsili.A obra, depois de lançar um olhar sintético sobre a história, desde as origens cristãs, estuda minuciosamente os desenvolvimentos recentes, aponta para as conseqüências tanto acadêmicas como pastorais dessas novas abordagens e termina enunciando o que chama de sete leis fundamentais da teologia litúrgica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário