domingo, 6 de março de 2011

Padres do deserto...


Ditos dos Pais do Deserto

1. Sobre Deus
«Se o homem não fala a seu coração: 'Deus e eu estamos sozinhos no mundo', nunca encontrará descanso», dizia o abade Alônio.
Dizia o abade Mios: «Obediência traz obediência. Se alguém obedece a Deus, Deus lhe obedece.»
«Se um homem realmente quisesse, um dia apenas, do amanhecer ao anoitecer, lhe seria suficiente para alcançar a medida da divindade», dizia o abade Monio.
Disse um ancião: «Ó homem, se quiseres viver segundo a lei de Deus, deves ter como protetor o próprio autor da lei.»
Dizia um ancião: «Se o teu pensamento mora em Deus, a força de Deus mora em ti.»
Disse um ancião: «Nunca dei um passo sem saber onde colocar os pés. Parava para refletir, sem ceder, até que Deus me tomasse pela mão.»
Um ancião disse: «Quando um se faz louco pelo Senhor, na mesma proporção o Senhor o tornará sábio.»
Disse o abade Iperéquio: «Conserva sempre o Reino dos Céus no espírito, e logo o receberás em herança.»

O abade Moisés afirmou: «É inútil tudo o que um homem pode pensar a respeito do que existe debaixo do céu. Somente quem persevera na recordação de Jesus está na verdade.»
Disse um ancião: «O esforço e a solicitude por não pecar têm uma única finalidade: não afastar de nossa alma a Deus que nela habita.»
Gregório disse: «Que a tua obra seja pura pela presença do Senhor e não pela exibição.»
Perguntou-se ao nosso santo pai Atanásio, arcebispo de Alexandria: «De que modo o Filho é igual ao Pai?» Respondeu: «Como a visão nos dois olhos».
Disse um ancião: «Faço aquilo de que o homem tem necessidade: temer o julgamento divino, odiar o pecado, amar a virtude, e invocar a Deus sem cessar».
Disse um ancião: «José de Arimatéia tomou o corpo de Jesus e o envolveu com um sudário limpo e num sepulcro novo, isto é, num homem novo. Que cada um tenha o máximo cuidado de não pecar, para não ultrajar a Deus que nele habita, e para não expulsá-lo de sua alma. O maná foi dado a Israel para alimentar-se no deserto, mas ao verdadeiro Israel foi dado o Corpo de Cristo.»
Dizia um ancião: «Um homem não pode ser bom mesmo se tenha a vontade de sê-lo e se esforce com todas as suas forças, se Deus não habita nele, pois ninguém é bom senão Deus.»
Disse um ancião: «Deus habita naquele no qual nada penetra de estranho».
Dizia um ancião: «Suporta o opróbrio e a aflição pelo nome de Jesus com humildade e coração contrito. Revela diante dele a tua fraqueza e ele será tua força».
Disse o abade Amun: «Suporta todo homem assim como Deus te suporta.»
Disse um ancião: Se o homem faz a vontade do Senhor, jamais deixa de ouvir a voz interior”.
O abade Jacó disse [a um irmão]: «Força teu coração a ir ao Senhor». E o irmão disse: «Como, meu pai?» E respondeu-lhe o ancião: «Como Jesus forçou seus discípulos a entrarem na barca, do mesmo modo força o teu coração a ir ao Senhor.»
Disse o abade João: «Esta palavra está escrita no Evangelho: “Quando Jesus chamou Lázaro para fora do sepulcro, suas mãos e pés estavam amarrados e seu rosto envolvido num pano; Jesus o desatou e o despediu. Nós, portanto, temos as mãos e os pés amarrados e nosso rosto está coberto com um pano obra das mãos do inimigo. Se, portanto, escutamos Jesus, ele nos livrará de tudo isso e nos libertará da escravidão de todos esses maus pensamentos. Então seremos filhos do Senhor, receberemos em herança as promessas e seremos filhos do Reino Eterno.»

Nenhum comentário:

Postar um comentário