sábado, 2 de junho de 2012

Insignias litúrgicas

 Báculo (Baculum ou Baculus em Latim)- Símbolo da dignidade e autoridade Episcopal, o Báculo é um objeto litúrgico antiqüíssimo, insígnia que aparenta um cajado e é confeccionado em metal nobre, geralmente com a ponta superior curva que em sua anatomia resulta em um homônimo a interrogação gramatical.
Usa-se o Báculo somente na jurisdição territorial da Diocese ao qual o Bispo é dignitário para conferir sacramentos e presidir a liturgia, sempre com a extremidade voltada para os fiéis e portando-o na mão esquerda.

O Cerimoniário Episcopal Romano afirma "que um bispo habitualmente detém o báculo, durante uma procissão e, quando ouvir a leitura do Evangelho, proferindo uma homilia, aceitando os votos, promessas solenes ou de uma profissão de fé, e quando concede-se aos fiéis a bênção, a menos que ele imponha as mãos em elas".

Em celebrações litúrgicas, nos momentos em que o Bispo não utiliza-se do Báculo, um coroinha portado de uma Vimpa permanece todo o momento portando o báculo de pé, assim como outro o fica encarregado de portar a Mitra até o momento de novo uso.

Os Abades, as Abadessa e Bispos podem portar um Báculo.

O Sucessor de Pedro, o Supremo Pontífice, deve portar sempre de uma Férula (que em sua extremidade possui uma cruz ao invés da curva).
                                                     
                                     
Cruz Peitoral (Cruce Pectorali em Latim)- Pendente sobre o Peito do dignitário com um cordão especial ou simples, cuja cor é indicativa a ocasião e ao grau hierárquico do portador, a Cruz Peitoral é uma Insígnia Pontifical.
 Seu tamanho e forma varia, seu uso é obrigatório em atividades cotidianas e litúrgicas, sendo concedido em caráter extensivo aos Abades.
Quando do uso de paramentos litúrgicos, a Cruz Peitoral se sobrepõe as demais indumentárias, exceto à Casula, ao Pluvial e a Dalmática. Os arcebispos possuem especial privilégio de utilizarem-se de uma cruz com duplas-hastes, símbolo de jurisdição sobre as Dioceses.
Anel Episcopal (Annulus Episcopalis em Latim) - Simbolizando o compromisso solene do Bispo de
guiar os fiéis da Igreja, seu rebanho, para a salvação; o Anel Episcopal é uma das mais antigas Insígnias Pontificais. 
Sua confecção é rica e geralmente um dos principais adornos são as gemas preciosas, indicando a dignidade Episcopal e a autoridade do bispado. Seu uso é constante, não limitando-se a ocasiões ou atividades litúrgicas.

O Papa utiliza-se de um anel diferente, o Anel de Pescador, que rememora o anel de S. Pedro, sendo de forma redonda até o Séc. XX (utilizada como Sinete), passando para a forma de selo. Sua entrega é feita no Rito de Ordenação Episcopal, simbolizando, entre outras coisas, a ligação nupcial com a Igreja e o poder temporal ao qual o bispo é investido.
Mitra ou Mitra Magna (μίτρα em Grego)- Insígnia pontifical utilizada por vários graus hierárquicos da Igreja: Abades, Bispos, Arcebispos, Cardeais e Papa, a Mitra simbolicamente é o símbolo do poder do dignitário e uma espécie de capacete que os defende dos adversários da verdade.
Com uma fenda em seu centro que subdivide em duas partes (cada parte chamada de cúspídes, unidas por um tecido especial) culminando em uma ponta, sua decoração geralmente é rica - podendo-se encontra-la com pedras preciosas incrustadas - , contendo na parte de traz a Ínfula. Seu corpo é rijo e sua origem é romana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário